Diminui a letraAumenta a letra

Nos mais de vinte anos em que tenho viajado na minha Honda 125cc pelas estradas do Brasil, tenho visto poucos motociclistas. Se o número de motos está aumentando a cada ano e a mais vendida é justamente a 125cc, é de estranhar não encontrar mais delas nas estradas a não ser trafegando sem bagagem, entre as pequenas cidades do interior. Penso que os seus donos acham ser impossível fazer viagens mais longas nas suas 125cc, compradas para uso na cidade.

Eu também achava assim. Até ler o livro do jornalista e motociclista americano Bill Stermer que, logo no começo, surpreende o leitor dizendo:

“O primeiro conceito errado que você tem que descartar, como um pneu careca, é o que diz que uma moto de viagem é um tipo especial de moto, planejada especificamente para viajar... Na verdade, uma moto de viagem não precisa ser em nada diferente da sua moto de uso urbano. Cara, se você tem uma moto dessas, uma moto que lhe pareça capaz de levar você pra dormir noutra cidade, então, cara, você já tem uma moto de viagem! Uma moto é definida pelo uso que você faz dela. Se você usar a sua pra viajar, então ela será uma moto de viagem!”
Essa é uma tradução livre de um trecho do primeiro capítulo do livro de Bill Stermer, Motorcycle Touring. HP Books, 1982

Era tudo o que eu precisava ouvir para botar minha 125cc na estrada!

Minha intenção com este livro é desmitificar as viagens de moto, de qualquer cilindrada, partilhando a experiência e o prazer que as estradas me proporcionaram. Quero dar a boa notícia de como tenho me dado bem com o meu estilo despojado de viajar. Espero que ele faça por você o que o livro do Stermer fez por mim.

Colega motoqueiro, estressado com as aflições do trânsito nas cidades enquanto sonha com liberdade e aventura:

ESTE LIVRO É PRA VOCÊ!

Projeto Editorial
Emília Moreira Lima Albano

Coordenação Editorial
Patricia Veloso

Textos e Fotos
José Albano

Revisão de textos em português
Camila Pessoa Lopes

Tratamento de imagens
Rosângela Nobre e Janus Lonngren

Projeto Gráfico
Majoî Ainá Vogel

Catalogação
Tatiane Medeiros

Produção Editorial
Cristiana Rocha e Jennifer Pereira

Produção Gráfica
Gentil Barreira

Impressão
Gráfica Santa Marta

Patrocínio

Editora